Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

IV - Deputados Federais

Deputado federal é integrante da Câmara dos Deputados, uma das duas casas do poder legislativo federal no Brasil. Representante nacional popular, eleito por voto direto. Tem o mandato é de quatro anos, podendo o candidato concorrer a quantas reeleições quiser.
Este deputado tem como dever legislar e assegurar as leis e dogmas constitucionais nacionais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, emenda à Constituição federal e propor emenda para a constituição de um novo Congresso Constituinte, para confecção de nova Constituição.
De acordo com a legislação da vez, os deputados federais são eleitos por estados. Cada estado é representado por um número de deputados proporcional a sua população definida por lei complementar (a qual serve para explicar algo relacionado à constituição), mas com o número mínimo de oito e máximo de setenta deputados por estado e 513 deputados no total, muitas pessoas acreditam que podem votar em deputados federais de outro estado, mas só podem votar nos respectivos candidatos de seu estado.
Em cada estado, cada partido ou coligação partidária elege uma quantidade de deputados proporcional a quantidade de votos recebidos, porém também existe uma cláusula de barreira (que, não por acaso, no Brasil não é aplicado) que exige um número mínimo de votos por partido.O deputado federal fiscaliza as leis criadas pelo senado
Dentro de cada partido, os deputados eleitos são determinados pela ordem de votação. Ao contrario dos deputados estaduais, um federal, depois de eleito, não pode trocar de partido pois o mandato pertence ao partido e não a ele, isso é conhecido como fidelidade partidária.
Porém, no caso de substituições, o voto volta para o "substituto eleito" pelo partido, na época da votação. Isso causa certa confusão quando os deputados ou substitutos (ou ambos), mudam de partido, pois altera a composição da Câmara dos Deputados.
Esse é um sistema de eleição proporcional, o eleitor, porém, tem a impressão que está votando em pessoas, quando o seu voto vai primeiro para o partido e só então para o candidato.


vídeo para os burros que jogaram o voto fora  que votaram no Tiririca.
Guilherme

Um comentário:

  1. orra gui, legal sua iniciativa.
    mas discordo quanto ao tiririca! na verdade, pior do que tá não fica, a gente sabe disso.
    é melhor ter palhaços no planalto, do que ladrões, que só votam coisas de interesse proprio. o palhaço tem platéia pra agradar, ladrões não.
    o unico problema é se ele nao sabe ler bem realmente, vai assinar bobagens sem saber o que tá assinando.
    vamos em frente, vamos divulgar este blog!

    ResponderExcluir